"Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na Terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade." Albert Einstein

sábado, outubro 01, 2011

O Peixe-boi...

O peixe-boi pertence à ordem sirênia e é o único mamífero aquático herbívoro. Ele vive na água, mas precisa vir à superfície em intervalos de dois a cinco minutos para respirar. A espécie marinha (Trichechus manatus) pode medir quatro metros e pesar até 800Kg.

O peixe-boi amazônico (Trichechus inunguis) é menor: atinge 2,5 metros e pesa até 300Kg. Além disso, ele é mais escuro e tem o couro liso. Uma outra diferença em relação a seu parente marinho é que o exemplar da Amazônia não tem unhas nas nadadeiras peitorais. É também o único dos sirênios exclusivo de água doce. O peixe-boi da Amazônia é uma espécie endêmica, ocorrendo apenas nos sistemas do rio Amazonas, no Brasil e rio Orinoco, no Peru.

O peixe-boi é um animal de vida longa. Estudos revelam que o peixe-boi vive até 50 anos, podendo, em alguns casos, chegar a 60 anos. Ao longo do tempo, o homem tem sido, em grande parte, o responsável pelo encurtamento da vida desse animal. A caça indiscriminada fez do peixe-boi o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil. Além da caça deliberada, outros fatores de extinção é a morte acidental em redes de pesca, o encalhe de filhotes órfãos e a degradação ambiental.

No Brasil, o peixe-boi é protegido pela Lei de Proteção à Fauna número 5197,desde 1967. A caça e a comercialização de produtos derivados do peixe-boi é crime e pode levar o infrator a até 2 anos de prisão.




Preservar o Meio Ambiente é contribuir com o equilíbrio do ecossistema e uma forma de respeito em relação a todos os seres vivos existentes em nosso planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...